Se você está integrado aos Correios, os valores de envio/frete serão calculados automaticamente de acordo com as dimensões do produto selecionado, o peso e a rota que deverá fazer a empresa de transporte para realizar a entrega 

 

Por isso, você sempre deverá tomar as medidas e calcular o peso de cada produto já na embalagem (caixa ou bolsa, por exemplo), que será retirada do seu endereço ou depósito e enviada ao cliente. 

 

Como calculo as dimensões de um produto? 

 

 

Importante: dentro da plataforma, você pode escolher a unidade de medida (mm, cm ou m) e de peso (g e kg). É importante prestar muita atenção na hora de configurar suas unidades de referência e cadastrar as medidas de um produto para evitar confusões.

 

 

Se o seu cliente adicionar mais de um produto ao carrinho de compras, o valor do envio/frete será calculado sobre o somatório das medidas e do peso total de todos os produtos selecionados. 

 

E se eu cometer um erro ao informar as medidas?

 

Considere que, se você informar as medidas do produto (e não da embalagem), a plataforma calculará um valor de envio elevado que poderá desmotivar o cliente a concluir a compra. 

 

As empresas de transporte/logística costumam calcular que o produto possui um peso equivalente ao tamanho. Então, você sempre deve prestar atenção ao peso total da embalagem a ser enviada ao cliente. Lembre-se também que estas empresas estabelecem um limite de peso e volume que podem transportar, e quanto maior e mais pesado for um produto, mais caro será o preço do envio/frete. 

 

O que acontece quando eu não completo o peso e as medidas dos produtos? 


Se você não especificar as dimensões de um produto para o cálculo do valor de envio, a plataforma tomará como “padrão” as seguintes medidas: 

 

Peso: 500 g

Altura: 10 cm

Largura: 10 cm

Profundidade: 10 cm