Entre as muitas ferramentas que Google disponibiliza para ajudar seu negócio a crescer, encontramos Google My Business (Google Meu Negócio). Com ela, os usuários que procuram produtos e serviços relacionados à sua loja podem te encontrar através do Google Maps e conhecer informações úteis, como seu endereço (caso tenha uma loja física ou showroom), e-mail, site, os horários de funcionamento, telefones, fotos e até vídeos da sua empresa ou negócio. 

 

Para cadastrar seu negócio no Google My Business, você precisará ter uma conta no Gmail e seguir os passos que explicamos a seguir: 


 

1. Acesse Google My Business;

2. Agora, siga esses passos:

a) Informe o nome do seu negócio;

b) Complete o endereço da sua loja, empresa ou empreendimento; 


c) A informação exata que será solicitada nos próximos campos dependerá do tipo de negócio que você possui. A seguir, resumimos alguns dados que provavelmente serão requeridos:

  • País

  • Telefone: lembre-se de informar o telefone principal;

  • Se sua empresa já aparece entre os resultados destacados de Google Maps, mas você deseja “reivindicá-la” para administrar e editar as informações fornecidas ao público, clique em “Editar”. 

  • Endereço postal (para os envios), CEP, Cidade, Estado.  

  • Telefone principal (Fixo, de preferência). Você também poderá adicionar outros números de telefone, inclusive celular. 

  • E-mail: recomendamos informar o e-mail da empresa ou negócio, não pessoal.  

  • Site;

  • Descrição: é importante oferecer uma descrição breve e objetiva da sua empresa, mas que também pareça atrativa para despertar o interesse dos clientes. 

  • Fotos e Vídeos: o ideal sempre é incluir fotos e vídeos de boa qualidade. 

  • Categoria: você poderá definir até 5 categorias que descrevem a atividade do seu negócio (por exemplo: moda feminina). A primeira e principal categoria deve ser uma das que Google sugere, mas nas outras, você poderá incluir livremente palavras-chave do seu negócio. 



3. Depois de completar toda a informação do seu negócio, será necessário verificar a localização exata da sua loja no mapa. Ao finalizar, clique em “Enviar”.

4. Após enviar, você será redirecionado a uma nova tela, na qual deverá escolher como deseja verificar a informação fornecida, como vemos na imagem abaixo:

Google enviará uma carta com um PIN ao endereço da sua empresa (o mesmo que você informou anteriormente). Esse PIN será o código que você precisará informar na sua conta do Google My Business para confirmar o seu cadastro. 

 

O processo de envio pode durar várias semanas. Porém, ao introduzir o PIN na sua conta, seu negócio deverá estar ativo no Google Maps em até 24 horas. 

Para comprovar a ativação, procure o nome ou alguma palavra-chave relacionada ao seu negócio diretamente no Google Maps, simulando a busca de um cliente (Por exemplo, “moda feminina” ou “roupa para mulher”).